Lesões no Jiu-jitsu #2 - Joelho e fisio

A luta continua...

Após uma consulta com um especialista em joelho, constatamos que por ora devo permanecer em fisioterapia. Depois, só o destino dirá.

No joelho direito, tenho uma inflamação persistente em um dos ligamentos. Apesar da dor constante, essa é uma boa notícia, pois esse problema é fácil de resolver com a fisio. São quase 100% de chances de cura total. Ou seja, em duas ou três semanas, adeus dor e preocupação.

O problema maior está no joelho esquerdo. Há uma pequena lesão num dos ligamentos, o que deixa o joelho completamente instável e frágil. Logo, se eu não conseguir curá-lo totalmente, são grandes as chances de uma lesão mais séria futuramente.

Lesionei o joelho durante o treino, quando estava em boa posição. Ao ganhar as costas do meu companheiro de treino, ataquei o pescoço e ele defendeu. Fui me posicionando e, quando ele soltou a perna para tentar estourar minha pegada no pescoço dele, passei a perna esquerda pela nuca do oponente, para dar a arroxada final. Quando forcei, o companheiro quase batendo... vieram três estalos do joelho. Automaticamente, todos pararam e olharam pra mim. Fiquei assustado, pois o barulho dos estalos me surpreenderam. Parei o treino imediatamente, embora a dor fosse leve.

Optei por não ir logo ao médico e passei uns dias à base de gelo e anti-inflamatório. Depois de uma semana a dor cessara, mas a insegurança na pisada, não. Era hora de buscar ajuda e partir para um tratamento sério e acompanhamento médico.

Lá se vão um mês e meio de molho, ansiedade e esperança.

Daqui pra frente, tenho mais algumas sessões de fisio. Depois, nova avaliação pelo especialista determinará o caminho a seguir. Provavelmente, terei de cumprir mais algumas sessões extras de fisio no joelho esquerdo, a fim de fortalecê-lo. Se nem isso resolver, entro na faca. E aí, serão pelo menos mais seis meses de molho.

Não sou profissional nem competidor contumaz. Menos mal. Mas fico imaginando os atletas profissionais nesses momentos de tratar lesões. Deve ser difícil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário